O Calor como Modalidade Terapêutica 05 de dezembro de 2013

O Calor como Modalidade Terapêutica

A termoterapia através do calor é descrita desde os tempos do Império Egípcio e no decorrer dos séculos tem ganhado força. Atualmente, com as pesquisas científicas esta modalidade terapêutica tem sua comprovação concretizada e, aliada à tecnologia, novas formas de geração de calor vem sendo exploradas e desenvolvidas.

Entre os vários benefícios oferecidos pelo calor, alguns se destacam:

  • o calor local mantido por cerca de 20 a 30 minutos promove vasodilatação seguida de aumento de metabolismo, ativação nutricional e oxigenação celular, ajudando na redução de nódulos fibróticos musculares causados pela tensão (stress físico ou emocional) e pela falta de mobilidade segmentar (como ficar sentado por longos períodos de tempo).
  • com o aumento do metabolismo local, é estimulada a vascularização das fibras musculares, permitindo seu relaxamento em casos de contratura por stress ou facilitando seu alongamento para ganho de flexibilidade.
  • os resíduos tóxicos intercelulares gerados pela tensão entre as fibras musculares, promovem estímulos dolorosos que são amenizados pela melhora da oxigenação e da nutrição celular advindos do uso do calor, tendo um efeito direto na redução da dor local.
Delikad Heat Pad

A praticidade também ganha espaço e se vincula à ciência e à tecnologia. A almofada térmica, “Heat Pad”, pode ser usada em diversas situações onde naturalmente não se teria acesso a esta modalidade termogênica. Por exemplo: ela pode ser usada na coluna lombar durante uma viajem, no trabalho em frente ao computador na região lombar ou cervical, após uma reunião estressante na região cervical, para amenizar a tensão gerada pelo bruxismo na face junto à mandíbula, ou mesmo após uma crise de câimbra na perna.